domingo, 30 de setembro de 2007

RÁPIDAS II

Espedito Lima

1- Paulo Afonso, na Bahia, a princesa das Usinas, por certo já é a cidade mais bonita da região norte do Estado. Parabéns aos seus habitantes e especialmente aqueles que trabalharam para que ela fosse o que é hoje
2- Em se falando de parabéns, estes também devem ser dirigidos à Rede Record de Televisão, pelo seu ousado empreendimento – colocar no ar, para todo território brasileiro, a RECORD NEWS; (24 horas de notícia), em TV aberta “gratuitamente”
3- Fábio da Farmácia, já ou não está fazendo campanha? Disseram-nos que o acordo entre o Prefeito/PT; foi exigido que ele, Prefeito, tivesse um Vice do Partido “PT”, nas próximas eleições
4- Em se tratando de eleição, pelo visto, parece que nelas teremos, no mínimo, 03 (três) candidatos. Isso é bom; que apareçam mais
5- A cidade de Jeremoabo-Bahia continua sendo desfigurada; que digam os barracos de parte da Praça Prefeito Abelardo Silvestre de Santana (a do terminal rodoviário)
6- E viva a natureza! A primavera está em evidência
7- Que maravilha! Se o Rio Vasa Barris (que corta o município de Jeremoabo) fosse puro. Sua impureza é mais violenta que a sujeira dum lixão, e sua degradação é a simbologia do instinto perverso do ser humano, contra a natureza e ele próprio
8- Daqui até novembro de 2008, jamais faltará notícia política e sempre haverá uma expectativa a cada semana ou mês. Perguntas serão uma constante, fuxicos, fofocas, disse-me-disse; novidades, choro lamentação, comemoração, decepção, alegria, tristeza. É o famoso pré-cardápio eleitoral. A mídia local estará sempre tendo farto material para artigos, matérias, opiniões, reportagens e rápidas pinceladas. Criticando, elogiando, sugerindo, mostrando, denunciando. Este deve ser o seu papel, a sua conduta; responsavelmente e com total imparcialidade. E vamos que vamos
9- Quando veremos um calçadão na Goela da Ema “Jeremoabo”?
10- Jeremoabo precisa ficar muito mais bonita. A cidade carece de mais zelo para com suas praças, ruas e avenidas. É hora de embelezá-las, modernizá-las. Que ela seja transformada num verdadeiro cartão-postal

domingo, 23 de setembro de 2007

PAI

Espedito Lima

Embriagado, sem beber, espiritualista, gordo, magro, da cidade, do campo, industrial, agricultor, intelectual analfabeto; preto, branco, mãos macias, mãos calejadas, bem perfumado, suor derramado, bem vestido, mal trajado

Muita fartura, pouco alimento, numa mansão, num casebre, favela ou palafita
Engravatado, pé no chão, em navio suntuoso, em canoas e barcos avariados
Na missa, num culto, numa reunião, na festa, brincando
Chorando, alegre, se lamentando, correndo, parado

Velho, moço, aposentado, trabalhando, doente, sadio, liberto, preso
Reclamando, aconselhando, servindo, sendo servido
Casado, divorciado, unido, separado, grande, pequeno, na pá, no computador

Nos foguetes, nas minas de carvão, nos mares, no riacho, sobre árvores
Debaixo dos seus galhos, na chuva, no sol, no hospital, no cemitério,
Vendendo, roubando, discutindo, aprovando, na policia, comprando
Na cadeia, na política, na faculdade

No palácio, na choupana, no carro luxuoso, numa carroça, no teatro, num circo
No estádio, no bar, na praia, na piscina, na TV, no rádio, na revista
No jornal, no ônibus, no táxi, na poeira, na chuva, na lama, plantando
Colhendo, na novela, no teatro, na peça, no cinema, sem currículo

Paciente, sóbrio, meigo, educado, perseverante, carinhoso, fiel, justo
Perfeito, sincero, amigo, cheio de graça, bondoso, passeia: na praça, no jardim, no parque; ensina, ora, abraça, acolhe, nina, ajuda, merenda
Almoça, janta, quer, deseja: o bem, a felicidade, a atenção, o respeito
O comportamento digno, preciso e seguro

Ignorante, perverso, deseducado, drogado, desleal, desumano, rude
Irresponsável, vazio, indiferente, infeliz, revoltado, incapaz, triste
Perplexo e inconseqüente, angustiado, sujo, aventureiro, chefe de quadrilha,
Assaltante de banco, obscuro, infiel, disfarçado, bruto
Arrogante, prepotente, desajustado, mau.
BOA NOITE - FELIZ FINAL DE SEMANA. ALIÁS, FELIZ FINAL DO PRIMEIRO DIA DA SEMANA.

VIVA SUA VIDA, PORQUE ELA VIVE EM VOCÊ - Espedito Lima

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

CÂMARA DE VEREADORES - GOLPE CONTRA SI MESMA (!!!!!!!!!)
Espedito Lima
Diante de tudo quanto ainda anda acontecendo pelas bandas do Legislativo Jeremoabense, somos induzidos a imaginar que o “”plácido”” comportamento dos seus edis, parece ser tão ignoto que de repente estão querendo mudar de endereço, de Jeremoabo-Bahia, para onde ele (a) nasceu “a Câmara”, Itapicurú-Bahia; o pai do nosso município (por que e pra que a mudança – é voluntária ou involuntária)? ; ninguém sabe.
Por outro lado, achamos que um projeto ”Legislativo” deva está em tramitação, ocultamente, o qual diz respeito a um GOLPE; pois, não se pode mais duvidar de qualquer coisa que esteja sendo perpetrada por lá “por eles”, pelo menos por alguns.
Por mais desprezíveis que sejam as mentes dos eleitores; por mais que seja vulgarizado o voto; por mais que queiram esconder de nós, a farsa da democracia “anarquia pessoal ou de grupo”; por mais que insinuem que temos uma Câmara digna, capaz e que verdadeiramente cumpre com sua obrigação; entendemos já haverem ultrapassado o limite máximo da nossa paciência e o tempo gasto da nossa espera. Alguma coisa deve ser feita, sem nenhuma esqualidez, para que possamos dizer que ainda existe uma Câmara no município de Jeremoabo; todavia, se assim não for, ela deverá aprovar urgentemente, o projeto do GOLPE CONTRA SI MESMA. Nós já fomos golpeados ha muito tempo, com especialidade aqueles que lançaram seu voto de confiança nos 09 (nove) que lá estão.
Que nos desculpem nossos honrados e respeitados Vereadores, a brincadeira já está na hora de parar; a palhaçada já deu seu recado e a piada perdeu o sentido do riso. O picadeiro está desarmado; a lona, o vento danificou; a arquibancada teve destino ignorado; os artistas devem ser dispensados e o patrão, que luta incessantemente para continuar sendo seu proprietário terá que se desdobrar para extrair a gafa politiqueira das ações daqueles que teimam em não içarem o símbolo de uma casa poder – “LEGISLATIVO” CAMARA DE VEREADORES.
É de mais, ninguém de sã consciência nesta terra, por mais imbecil que seja, agüentará ver, testemunhar e lamentar o que tem ocorrido nas sessões do nosso Legislativo. Será que vai ser necessária uma intervenção na casa que se diz do povo, pra que ela (eles) possa (m) tomar um rumo totalmente avesso ao que se depara nos últimos tempos? Prestem conta à sociedade Jeremoabense; ela merece respeito e não pode ficar à mercê do bel prazer de uns ou de todos quantos querem lançar o véu negro da sua história. Ela, história, já está manchada demais, chega de exportarmos coisa ruim.
Numa sessão, a pancadaria rola solta, a polícia é chamada e perguntam quem é o Presidente; numa segunda, o bate-boca é o projeto da vez; na terceira, aparece um documento assinado por um vereador solicitando sua destituição do próprio cargo e do de 1º Secretário da Mesa; na quarta, se fala que a ata foi adulterada, pois o Vereador que assinou o documento, só solicitava a destituição do último cargo e não dos dois; na quinta, ela não existe “sessão”, em razão do afastamento do Prefeito, e por isso, as seguintes também não foram realizadas. Enquanto isso, na última sessão (18.09.2007), ninguém mais falou da apuração sobre a questão da assinatura do famoso documento.
Ataques, aqui e acolá; controvérsia e contradição de tudo quanto é natureza; um gastou demais o outro deixou de gastar e a balbúrdia continua; o cenário é sempre o mesmo, os atores também; a peça, ninguém sabe que fim terá, muito menos quando.
É O GOLPE MESMO!
Quando os senhores vão entender que precisam ser pessoas civilizadas, responsáveis e que por lei devem exercer seus cargos com honradez, decoro e acima de tudo serem verdadeiros e autênticos Legisladores e não meros figurantes de um poder? Quando veremos a extinção da submissão dos integrantes da casa do Povo em sua toda plenitude? Quando os interesses do mesmo do povo e o bem comum para o desenvolvimento do nosso município estarão em pauta, com discussão segura e aprovação certa? Quando, por fim, triunfaremos com as laudáveis atitudes de todos (os senhores), por sabermos que no seu Plenário (Câmara) só se discute o que é de grandeza, sob todos os aspectos, para nossa cidade e nosso querido município de Jeremoabo?
Que não haja NENHUM GOLPE; que a serenidade e a visão fausta do progresso sejam uma constante. Lembrem-se que o município precisa de seus Vereadores e estes dele; que a casa seja irmanada com o Executivo, não no sentido da obediência aos caprichos dele, mas de forma leal, legal, coerente, buscando sempre a marcha pelos ideais comuns e sob a pirâmide do crescimento de uma terra e de um povo que clama pela independência regional, pois se assim não for, os outros passarão e nós ficaremos.
CAROS ELEITORES, no próximo ano, se lembrem, haverá eleição municipal – DE OLHO NELES. Exerça o seu poder; você é autoridade, por isso tome sua decisão conscientemente, os julgue: condene-os ou os absolva.
OS DEDOS SÃO SEUS – Urna eletrônica.


BOM DIA

Nesta manhã, saudo todos os Bloguistas com uma notícia que a considero - o extremo do EXTREMO. SENADOR AMERICANO apenas e nada mais diz que vai processar Deus, repito - VAI PROCESSAR DEUS. NADA A DECLARAR, eis a notícia. Espedito Lima.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

RÁPIDAS I

Espedito Lima

1- Tem razão do Rio de Janeiro contar com o maior número de idosos do País. Com a violência existente na cidade, como não envelhecer mais depressa.
2- Pelo menos por enquanto, os 13 Prefeitos que estão na mira do Tribunal Pleno – Tribunal de Justiça da Bahia, inclusive os de Glória e Jeremoabo, vão ter que esperar mais um pouco. Dentro de 15 dias poderão estar a caminho da capital de Tomé de Souza (Salvador).
3- E a Câmara de Jeremoabo – é um problema serissímo; é muito saco pra continuar vê-los e ouvi-los, até quando? Vereadores, Vereadores, vocês são ou não são os representantes do povo (fiscais ou não)?
4- O Senado Federal (Brasil) está em ótima cotação; muito mais valorizado do que o dólar e o euro, depois da absolvição de Renan Calheiros (o que não encalha) – sorrisos, pra que choro!!!!!
5- Mudou muito – a Igreja Católica; antes, dízimo e andar de porta em porta, nem pensar, e agora, é só o que fala e o que fazem “quem diria”!!!
6- Daqui a pouco quem vai chegar ao hospital Geral de Jeremoabo como paciente, é o veículo que conduz o doente; seu acesso já se encontra na “maca” há muito tempo, e ainda não começaram as trovoadas.
7- Pelo tamanho e a levar em consideração a população da cidade e bairros de Jeremoabo, embora esteja indo muita gente nos últimos meses, o cemitério do SECOF dará para uns 50 anos. E é porque ninguém encontrou espaço para construí-lo – eles acharam bem rápido.
8- O Cartório Criminal da sede da Comarca de Jeremoabo e agora também Fazenda e Registros Públicos, continua parecendo um ninho de “anun (m)”; a coisa ta feia.
9- Está faltando sonorização na cidade, ninguém escuta mais som nenhum, principalmente à noite e mais com especialidade, nos finais de semana – não é uma boa piada?
PRA ENCERRAR
10- Quando é que algum Órgão, seja ele qual for, tomará alguma providência sobre o tráfego na goela da Ema e suas adjacências? Possivelmente depois que um motoqueiro atropelar ou matar alguém; um motorista de ônibus ou qualquer outro veículo fazer a mesma coisa ou ainda que os primeiro e segundo se choquem, derrubem as casas, residenciais e comerciais e haja, infelizmente, a lavagem do “sangue”.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

PECADO POLÍTICO

Espedito Lima

Certa feita, alguns chegaram junto ao Mestre (Jesus Cristo) lhe apresentaram uma mulher e disseram: “encontramos esta mulher adulterando”, por isso deve ser apedrejada; ele, mansa e categoricamente, disse: “”quem não tiver pecado, atire a primeira pedra””. Logo a seguir, voltou a escrever na praia onde se encontrava e, olhando ao redor, percebeu que todos se retiraram, desde os mais velhos.
O que estamos vendo e ouvindo em Jeremoabo-Bahia, é uma verdadeira apologia “real” ao que foi dito no parágrafo anterior e a grande semelhança, justamente está entre os que acusavam aquela mulher e os personagens de hoje, no caso, aqui. Da mesma forma que aqueles – fariseus - pertenciam a um partido “religioso”, estes “os nossos”, pertencem a partidos “políticos”. Aqueles acusavam os outros; estes, uns aos outros – eles mesmos “políticos”, mutuamente. Pra não irmos muito longe, faremos aqui uma rápida recapitulação: Após a derrubada do Sr. José Lourenço de Carvalho “Zé Lourenço – Deda de Zacarias” em 1988 pelo Sr. João da Silva Varjão “João Ferreira” este, em 1992, lançou como candidato à sua sucessão, o então desconhecido politicamente, Sr. Luiz Carlos Bartilotti Lima “Lula de Dalvinho”, o fazendo Prefeito e como Vice, seu cunhado, o Dr. Spencer José de Sá Andrade “Dr. Spencer”. Os três João, Lula e Spencer venceram as eleições, derrubando exatamente, nada mais nada menos do que o Sr. João Batista Melo de Carvalho “Tista de Deda”, filho de José Lourenço de Carvalho. Como infelizmente é natural, os dois grupos se alto ofenderam, sob todos os aspectos antes, durante e depois do pleito.
Passados, menos de dois anos, após aquelas eleições, Tista aliou-se a Lula e Spencer que já haviam rompido com João Ferreira ou este com eles, e em 1996, o Prefeito Lula lançou o próprio Tista como candidato à sua sucessão o qual teve como Vice, o Sr. José Lúcio Andrade Lima “Cinho de Joãozinho”. Venceram as eleições e derrubaram, obviamente, João Ferreira. Durante a campanha, se acusaram e se caluniaram, mutuamente.
Nas eleições de 2000, se reelege a mesma chapa, ou seja, Tista e Cinho, com o apoio de Lula e Spencer, derrotando João pela segunda vez consecutiva. Enquanto isso, entre 2001/2002, romperam: Spencer com Tista – Tista/Spencer, sendo que Spencer já estava rompido com seu cunhado Lula, por razões familiares.
Chegando o pleito de 2004, Tista lança Lula (candidato a Prefeito) e seu primo José Luiz Santos Carvalho “Dr. Zé Luiz”, Vice-Prefeito; enquanto que Dr. Spencer se alia a João Ferreira. O primeiro, candidato a Prefeito e o segundo, Vice e haja ataques e contra-ataques, na campanha. Ladrão pra aqui, desonesto pra acolá, e por vai (foi). Ambos derrubam o Prefeito Tista e seu candidato “Lula”.
Ano de 2006, está rompida a união João/Spencer – Spencer/João e em 22 de agosto próximo passado (2007), por decisão Judicial em processo de Improbidade Administrativa, é afastado do cargo de Prefeito, Dr. Spencer. João e seu grupo são acusados de arrombarem os cadeados do paço municipal e entram na Prefeitura (sábado – 01 de setembro/2007). Segunda-feira, 04/09/2007, o Tribunal de Justiça derruba a liminar e Dr. Spencer retorna à cidade e ao cargo de Prefeito.
Tanto João, quanto Tista e Spencer, respondem processos na justiça, todos relativos a irregularidades em suas administrações, a exemplo de Crime de Responsabilidade e Improbidade Administrativa e/ou outros.
Diante deste cenário, em palco obscuro, e de uma trajetória ímpar no histórico da história política de Jeremoabo, jamais alguém terá dúvida de afirmar que todos são: OS MESMOS PAÍS E OS MESMOS FILHOS; AS MESMAS ÁRVORES E OS MESMOS FRUTOS.
CONCLUSÃO –
- eles podem atirar pedras em si mesmos “ironia” ou uns contra os outros?
- com que autoridade eles podem condenarem a si mesmos “piada” ou uns aos outros?
A continuar desta forma, o poder Judiciário estará forçado, no mínimo, a tomar esta atitude: determinar a intimação de todos eles para uma audiência especial, em cuja audiência, inevitavelmente, terá que ser feita esta indagação pelo MM Juiz, após uns sentarem à direita e outros à esquerda – QUEM VOCÊS DESEJAM QUE EU CONDENE OU ABSOLVA?
Amigo eleitor, o Magistrado deve ser você; todos nós, cidadãos. Nós é que devemos julgá-los; não precisamos mais vermos ou ouvirmos. Tomemos a decisão, tenhamos coragem, não usemos a paixão nem a emoção, hajamos conscientemente; sejamos fieis a nós mesmos; à nossa terra, nossa cidade, nosso município; nossos filhos, às gerações, contemporânea e futura.
Não abdiquemos do nosso direito, não continuemos a proclamar a nossa DEPENDÊNCIA e a nossa SUBMIÇÃO a eles. Abramos os nossos olhos, confiemos em nós mesmos; ergamos a bandeira do poder “nosso poder” de agir, de querer, de falar, de exigir, de cobrar, fiscalizar, denunciar. Não os aplaudamos, não os incentivemos, a não ser quando eles resolverem ser coerentes, responsáveis, cumpridores de seus deveres e de suas obrigações. LEMBREMOS QUE ELES SÃO NOSSOS EMPREGADOS – todos os políticos, em qualquer esfera. NÓS SOMOS SEUS PATRÕES; por isso, sejamos rigorosos.
Não pequemos como eles, não sejamos hipócritas; falemos a verdade, não mintamos pra nós mesmos, muito menos pra eles, embora eles não nos escutem. Aliás, eles escutam e muito bem: aqueles que vão às suas residências no romper da aurora, para lhes entregar A ou B; falar que fulano ou ciclano está com C ou com D; os que lhes procuram para a fofocagem, para a politicagem e os que querem os lançar na rotina das negociatas, nas falsificações de notas “frias” e toda espécie de golpe contra seus próprios correligionários, adversários e o erário público.
Muita gente, nos últimos dias, tem usado o desequilíbrio, a insensatez, a emoção, a mesquinhez da política, a baixaria total, o politiquismo. Uns, para defender os que lhes estão pisando e não percebem, porque a cegueira do apaixonismo não permite; enquanto que outros atacam por não terem oportunidade de estarem com “””eles”””, os agentes simbolismo de seriedade”falsa” e vestidos da ação do cupim, destruindo tudo e todos, PELO PODER, inclusive e especialmente o ECONÕMICO.
Jeremoabo abre a boca e fala: eu quero crescer, eu quero desenvolver, quero o progresso, quero seriedade, ética, moral, e finalmente diz, ME FESPEITEM.