sexta-feira, 27 de junho de 2008

AS DO FIM DE JUNHO

- Espedito Lima -

FESTEJOS JUNINOS

Nem inimigo, nem oposição, muito menos adversário e até mesmo situação ousariam desconhecer e desmerecer a grandiosidade dos festejos juninos edição 2008; sua organização e seu brilhantismo, tudo sob a coordenação, direção geral e direta do poder público (Prefeitura Municipal), através de suas Secretarias, Órgãos ou pessoas que se empenharam para tanto. Realmente tudo saiu quase dentro da maior e melhor perfeição possível. É evidente que aqui e acolá há necessidade de se aperfeiçoar alguma coisa para proporcionar ainda melhormente o maior evento da cidade, do município e da região. Mas, entendemos que primeiro temos que errar, para posteriormente fazermos as devidas correções, os devidos acertos, tudo ao seu tempo, claro.

Se não tivermos equivocados, este ano talvez tenha sido o que mais se viu e teve de tudo no período que compreendeu: (15/24), tanto na parte religiosa quanto na profana; foi uma verdadeira enxurrada de atrações que agradaram quase que a totalidade dos Jeremoabenses e visitantes. Só lamentamos, pelo lado profano, a falta das antigas e indispensáveis tradições que aos poucos estão se indo de maneira acelerada, a exemplo: do legítimo e autêntico forró, das comidas verdadeiramente típicas, dos balões, dos quentões, das memoráveis alvoradas, do casamento matuto (genuíno), das festinhas caseiras-familiares e tantos outros feitos que coloriam os festejos da época, com muito amor, sentimento e emoção. Não devemos culpar somente o poder público, o povo também tem sua parcela de culpa. Enquanto isto, pelo lado religioso, perdeu-se mais uma vez a chance de se mostrar claramente o sentido real do que é e o que significa EVANGELIZAR. Mostrar quem é Deus, quem é Jesus Cristo, o que é ser um cristão, um filho legítimo do Pai e um seguidor autêntico do filho; único e mais ninguém, mediador nosso junto ao Deus Supremo, criador de tudo quanto existe. Ir de encontro ao tema que escolheram: DEUS EM PRIMEIRO LUGAR. É ele e somente ele e mais ninguém; digam isto, falem isto e mostrem isto, sem medo, sem distorção, sem engano. Repetimos aqui mais uma vez o que o apóstolo Paulo houvera dito: “”” se alguém pregar um evangelho diferente daquele que eu prego, o chamem de anátema – excomungado “””. É só verificar o Evangelho que ele pregou. Vejam, ouçam o que ele fez, ensinou e mandou, assim como o próprio João Batista e Pedro. Examine as Escrituras, peça sabedoria a Deus e ao seu Espírito e verás que a libertação estará contigo. Assim saberás e discernirás tudo; e andarás e se comportarás conforme a vontade de Deus. Será que estão querendo mostrar a verdade mesmo? Se mostrarem, correm o risco de verem esvaziados literalmente os templos, o que não agrada, de maneira nenhuma a eles; todos quantos pregam as tradições materiais e deixam as espirituais relegadas a último plano. O problema é quantidade e não qualidade, para todas as denominações oportunistas, mercantilistas e elitistas.

TISTA GANHA UMA

Na ação de Desconstituição de Ato Legislativo, tombada sob nº 67/2008, lhe foi deferido (em parte) o pedido de antecipação dos efeitos da tutela para determinar a suspensão dos efeitos do Decreto Legislativo nº 01/2005 da Câmara Municipal de Jeremoabo que reprovou as contas prestadas pelo Autor (Tista) relativas ao exercício de 2003. A Casa Legislativa já foi citada, através de seu representante legal, o Presidente da mesma, que deverá prestar as devidas informações no prazo legal. Por outro, é provável que a situação queira tentar reverter tal decisão e assim, quem sabe, atrapalhar a caminhada do seu mais forte opositor na disputa pela cadeira central do poder Jeremoabense, neste ano. Esta, não deixa de ser uma boa notícia para a oposição, o deferimento, especialmente para ele, João Batista.

EXPEDIENTE FORENSE

Com o novo expediente Forense na Capital e quase 100% (cem por cento) nas Comarcas do Interior do Estado da Bahia (12 às 18) horas; Juízes, Promotores e Serventuários, praticamente deverão almoçar e jantar nos Fóruns e, quem sabe, num futuro próximo, pernoitarem por lá também. Manda quem pode, obedece quem tem a cabeça no pescoço e juízo também. O horário está tremendamente compatível com tudo e com todos, sem nenhum prejuízo; o povo que o diga. Somos sola de sapato mesmo, não tem jeito.

CALÇAMENTO

A vulnerabilidade do calçamento de Jeremoabo é tão deprimente que parece os tempos em que na cidade só se via chão batido e que em época de inverno e trovoadas, ela era transformada em gigantescos atoleiros, tanto na praça, hoje do forró, quanto na da matriz. A razão disso é a também vulnerável forma como se colocam os paralelepípedos.

O NOVO

Com o indicativo da formação de uma chapa PP/PT (Derí, Prefeito/Marcos Dantas, Vice) e a ser apresentada e homologada oficialmente na Convenção que deverá acontecer, parece que se começa a desenhar um quadro novo, politicamente falando, em Jeremoabo com perspectivas de, uma vez por todas, se inaugurar também uma nova era para a história da terra em termos políticos. Dependerá de uma nova maneira de se comportar e de como se habilitarem para a conquista não somente do poder, mas precisamente para enfrentarem o desafio de implantar um novo modelo administrativo, que tanto os Jeremoabenses esperam há tempos. Os dois nomes podem representar uma expectativa real de uma mudança radical e progressista, vez que se trata de pessoas aparentemente preparadas e qualificadas para, juntas, poderem comandar, ao lado de uma equipe bem escolhida e com qualidade, os destinos do município responsável, ética e competentemente.

Enquanto isto, a se confirmar a formação da outra chapa – DEM/PMDB (Tista, Prefeito/João, Vice), o embate poderá ser um grande espetáculo eleitoral – os velhos contra os novos. Com a palavra, desde já, o eleitor. Posteriormente, estaremos apresentando o perfil dos candidatos pretendentes ao cargo máximo do nosso município.

ELA, DE NOVO?

O país começa a ficar estarrecido novamente, em função da praga maldita querer perturbar os brasileiros mais uma vez, A INFLAÇÃO. Que sejam tomadas as providências imediatamente para que esta doença terrível não nos incomode e que possamos viver muito mais seguros com nossa economia.

sábado, 21 de junho de 2008

(DESISTÊNCIA!?)

Espedito Lima

A cidade de Jeremoabo e um pouco de sua população, certamente ficaram estupefatas no dia de hoje – sexta-feira (20/06/2008), tendo em vista a notícia, praticamente confirmada, da desistência da candidatura à reeleição de seu Prefeito. Segundo alguns, a ele chegados, o motivo principal da tomado desta decisão radical, seria o “din-din”, o famoso “monei” e a pressão fortíssima sobre ele daqueles que estão ao seu redor e que querem continuar o apoiando, a começar por vereadores, por este aspecto. Mas, não acreditamos que tenha sido este o motivo precípuo, razão porque algumas indagações podem ser feitas, a exemplo destas:

Verdadeiramente o dinheiro, a falta dele, o levou a agir desta forma e/ou o não suportar estas pressões?

Não teriam sido realizadas pesquisas, pelo governo do estado e pelo próprio, e nelas concluiu-se que o chefe do executivo está altamente em “baixa”; incapaz de recuperação para chegar à vitória e, por conseguinte, passar mais 04 (quatro) anos à frente dos destinos do município Jeremoabense, em face de uma não bem sucedida administração?

Estaria ele com um índice de rejeição altíssimo, mesmo junto ao eleitorado que o elegeu a quatro anos atrás, a começar pelo da cidade?

Estaria achando que é melhor terminar seu mandato, tentar fazer o que não foi possível nos, quase quatro anos de sua gestão, nos meses que lhe faltam para se tornar muito mais receptivo ao eleitorado; livrar-se de uma derrota e voltar a concorrer nas próximas numa situação muito mais confortável e até mesmo segura para seu retorno ao poder?

Não estaria também ele preocupado com as ações que pesam sobre seus ombros, as quais podem ou poderão lhe deixar de fora do páreo eleitoral este ano (afastamento, suspensão de direitos políticos, impugnações), mesmo com as indefinições da própria Justiça eleitoral sobre a vida pregressa dos futuros pretendentes ao cargo máximo dos municípios?

Algum acordo já ou a ser feito com o grupo da oposição ou membro dela, para uma possível reaproximação/união, na esperança de um futuro político melhor?

Alguma pessoa do grupo dele, Prefeito, está com melhor situação para recepção de votos, com fácil aproximação do eleitorado e seria lançada para a chapa majoritária, em seu lugar, com o seu apoio, claro, sob pressão de seus correligionários, inclusive daqueles que estavam ou estariam propensos a lhe ajudarem financeiramente?

Estaria com dificuldade de encontrar um Vice a altura de lhe proporcionar atração de votos para, junto com os seus, irem à vitória e continuar no poder?

Faltou-lhe e está faltando habilidade política para domar os predadores que supostamente podem está ao seu lado e querem a qualquer custo a abertura dos cofres e de seu bolso para poderem tentar sobreviverem na escalada da política e perpetuarem nela?

Alguma ameaça extrema por parte da oposição e até mesmo da situação, para comprometer a sua candidatura, sua segurança e de seus familiares?

Desistindo de sua candidatura, quem o Prefeito indicaria ou apoiaria para ser seu sucessor; ou não vai fazer nenhuma das duas coisas?

O certo é que a notícia já foi espalhada e se porventura isso faria parte de algum tipo de marketing, talvez o tiro saia pela culatra ou o feitiço sobre o feiticeiro.

Diante de tal fato, por incrível que pareça e nos parece um pesadelo, embora não se trate de nenhum presságio agoureiro e não foi uma sexta 13 para os supersticiosos, não fica impossível agora, dada a situação do ex-prefeito João Batista Melo de Carvalho “Tista” e por ele, como se sabe, encontrar-se um tanto um pouco privilegiado em relação a ações contra si, o Sr. João da Silva Varjão “João Ferreira” voltar ao poder, depois de vinte anos que foi Prefeito. Aliás, à propósito, a mais de um ano que vínhamos comentando e achando que tal façanha não estava e nem está sendo difícil de se concretizar. E caso isto aconteça, o João estaria, reconhecida e merecidamente, recebendo o título de TAUMATURGO.

Já falamos em outras oportunidades; ele é o homem que se dá ao luxo, politicamente falando de, se quiser, afirmar em alta voz: eu derrubei um dos maiores líderes político do município e da região, coloquei dois cunhados no poder, sou Vice e posso chegar a governar minha terra pela segunda vez. Seria o coroamento total de sua carreira política. Afinal, depois de ser até chutado e empurrado nas eleições de 1996, nas cercanias do Fórum da cidade por seus adversários, hoje eles estão, pelo menos até o momento, ao seu lado, precisando e esperando por seu irrestrito apoio, para que assim possam amenizar o sofrimento da derrota passada e continuarem no poder ou, quem sabe, não desaparecerem definitivamente do certame da política de Jeremoabo.

Quanto a isso, mais do que nunca, cabe ao eleitor, todos nós, reavaliarmos o quadro político de nossa terra, seus personagens, suas passagens pela administração direta ou indiretamente, seus feitos, seus desastres, seus acertos, se é que os houve os tiveram ou os tem; pensar no presente e no futuro de uma terra e de um povo que ainda, apesar dos pesares, clamam e reclamam por dias melhores, não necessariamente para si mesmos, mas para toda uma posteridade.

Convém frisar que o dito popular, diz: “o mundo dá muita volta”; “um dia é da caça e outro é do caçador”; ”dessa água não bebo e desse pão eu não como”. Isto é a pura expressão da verdade; a realidade nua e crua. É a história da política, suas reviravoltas, suas cenas, seus espetáculos. São as condições impostas, acertadas, discutidas, defendidas, o jogo, o ataque, a defesa, é a rede armada para acolher, vez por outra, a bola que embora seja redonda, pode tornar-se “quadrada”, antes de ser marcado o tento, o golllll! da vitória ou da derrota; e em qualquer das circunstancias, deve ser feita uma reflexão meticulosa, sem vaidade, sem arrogância, com humildade para poder enxergar as soluções e não se criar problemas.

Entendemos, até por uma questão de atenção, respeito, consideração e agradecimento a todos os eleitores que lhe colocaram no píncaro do poder municipal e por um dever moral, o senhor Prefeito, ter que fazer um pronunciamento oficial dando conhecimento, oficialmente, se é o caso, desta sua decisão – desistência.

E as últimas perguntas também hão de ser feitas: esta é verdadeiramente a hora de surgir alguma nova liderança, um nome novo no cenário político, inclusive levando-se a uma candidatura para uma possível vitória e mudança total na história política de Jeremoabo, exterminando de uma vez por todas com as pretensões dos atuais representantes dela (política)?

Quem poderia ou poderá ser?

O tempo dirá ou mostrará esta possí ou impossibilidade e se temos que esperar por mais tempo.

Ó, terra, que fizestes tu? És, a pior das piores?

AINDA ACHAMOS QUE NÃO E QUE NUNCA SEJA.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

OUTRAS Espedito Lima

1- UM MALUCO

Coment: infelizmente a terra que a denominaram de Jeremoabo, tem que procurar um maluco para lhe administrar; pois os que têm juízo, lamentavelmente não veem, em suas gestões, sabendo ou procurando lhe ouvir e perceber que (ele/ela) continuam clamando por socorro, nos mais diversos e variados aspectos. Não é possível, mais uma vez dizemos/perguntamos: será que vai ser preciso realmente o sangue ser jorrado sobre suas ruas e avenidas para que providências sejam tomadas na organização do tráfego, principalmente no trecho que compreende: terminal rodoviário-Escolas Reuindas, via praça da Matriz, Rua Mons. José Magalhães, praça Cel. Antonio Lourenço de Carvalho, Rua Ábdon Afonso (goela da Ema) e Av. Dr. José Gonçalves de Sá? A bagunça, a cada dia que se passa fica pior: é carro estacionados quase em cima de calçadas, pedestre que vai e que vem; moto, bicicleta. Ninguém se entende. A travessia, por exemplo, na goela da ema e em frente da filarmônica para o jardim da matriz, a qualquer momento vai ser palco onde se encenará a peça – tombado na pista – e queira Deus que não seja fatalmente. Existem alternativas, todos nós sabemos, mas parece faltar coragem e ousadia política para encarar o problema. Cobrança de multas pesadas, sinalização com semáforos, delimitação de mão e contra-mão nas principais artérias; seriam um teste para evitar, a tempo, que tragédias não aconteçam em breve e todos chorem pelo sangue derramado

2- SEM AVISO

Coment: quando o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) tiver que realizar alguma visita, perícia, inspeção nas Prefeituras, seja lá o que for, que o faça de forma “relâmpago”, de surpresa mesmo e não avise nada a ninguém, muito menos claro, aos Prefeitos. Nunca se sabe o que poderá acontecer a partir do momento que eles forem avisados. A defesa, é depois

3- POLIVORADA

Coment: se foi o tempo em que as alvoradas em Jeremoabo, por ocasião dos festejos juninos, literalmente eram organizadas e executadas, única e exclusivamente pelo povo. Nessa época, quase que britanicamente, as pessoas “comuns” do povo, as famílias a partir das 03 (três) e no máximo 04 (quatro) horas da madrugada, saiam batendo à porta de cada um até formar uma massa humana e, ai sim, sob o som de um autentico e originário forró, subiam e desciam as ruas, praças e avenidas da cidade, sem assistirem a desfile de políticos, muito menos charminho de oposição com situação e vice-versa. Era tudo típico; com uma versão nitidamente sertaneja, rural, nordestina, sem nada eletrizado, nem também competição com camisas, organizações e grupos políticos ou não. A política não existia, mesmo que se tratasse de ano eleitoral e, às vezes, os políticos que apareciam, eram vistos naturalmente, como gente do povão, na extrema acepção da palavra, nada mais do que isso. E há de ser ressaltado que não era 01 (uma) mais várias alvoradas: dos casais, das moças, dos rapazes e outras mais, no decorrer do período compreendido – 15/24 (junho). Mas, o povo sede a tudo; eles foram chegando de mansinho e a galera foi dando espaço e hoje, mesmo querendo, dificilmente vão poder retornar a essa TRADIÇÃO – que tadição? A tendência, infelizmente, é politicalizar tudo. É certo que fica bonitinho, a rapaziada quer é se divertir e mesmo com suas investidas, nada garante que elas (alvoradas) influenciem em decisão política, eleitoralmente falando, mesmo que seja num ano de eleições

4- EXPECTATIVA

Coment: até agora, não se sabe ao certo o que poderá acontecer este mês, período das convenções para a escolha dos candidatos a Prefeito, Vice e Vereadores. Ninguém, nem situação nem oposição, quis anunciar oficialmente quem fazer quem ou quem se unirá a quem; quem vai ficar como Vice ou na cabeça de chapa. Por enquanto apenas expectativa; uns aguardando resultados em processos pendentes, outros esperando se livrarem de ações para pensarem e definirem o que devem fazer. Achamos que estão deixando passar os festejos juninos para não misturarem a coisas. E você, caro eleitor, já começou a colocar as pedras do dominó político na mesa ou também está em ritmo de festas juninas? Claro que sim. As festas passam, o seu presente e futuro estão ai. Nada contra festa; nada contra ninguém brincar, não é isso. Mas que se faça a festa da boa análise e da boa escolha, em outubro vindouro

5- ESTREMECEU (Palavra de Deus)

Coment: se você não sabia, fique sabendo: “””naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo””” (Lc. 1, 39-41). A criança, evidentemente, que trata o texto Bíblico, é exatamente João Batista. Entretanto, sua mãe cheia do Espírito de Deus, jamais pediu nem mandou que alguém, em tempo algum, honrasse e homenageasse seu filho. Eis o que ela fez ou o que ela disse (veja os versículos 42/45 do capítulo anterior – acima citado). Nada de veneração a João Batista; nada de padroeiro, isso são balela, engano e distorção. Nosso verdadeiro, único e exclusivo protetor é Deus, o Pai; e nosso intercessor junto a ele, é unicamente Jesus Cristo e absolutamente mais ninguém. Acredite nisto, pois quem assim ensinou foi o mesmo Cristo; Jesus, o Salvador. A propósito, não brinquem com eles. Antonio, tudo bem! Agora, com João, Pedro e Paulo a coisa é totalmente diferente. A coisa é séria. O primeiro, dos três, falou: eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo – com (Jesus Cristo); o segundo, ordenou: levanta que eu sou um homem igual a você e o terceiro, asseverou: aquele que pregar um evangelho diferente daquele que eu prego, o chamem de anátema (excomungado). Só não entende o que eles falaram, o ignorante (desconhecedor) da palavra de Deus. Examinai-a; antes, porém, pedi ao Espírito Santo para que lhe conceda entendimento e discernimento. Assim você verá e conhecerá as coisas de Deus, o que ele é, quem ele é, o que ele quer que nós façamos sejamos, e nos comportemos perante ele, tudo e todos

6- OITICICA

Coment: é uma árvore que pode atingir até 15 m de altura e seu tronco grosso ramifica-se a pouca distancia do solo, fazendo com que se forme uma frondosa copa com 15 a 20 m de circunferência. Ela costuma crescer nos aluviões profundos dos rios e riachos. Suas sementes são empregadas no fabrico de óleo. Ela é da família das moráceas e também conhecida como guariúba. Pesquise, leia e aprenda

7- FUTEBOL

Coment: a seleção (que dizem que é brasileira - não acho), tropeçou diante da paraguaia, num jogo válido pelas eliminatórias da copa de 2010. Seu Dunga agora tem que esfriar a cabeça e vê se faz uma seleção genuinamente brasileira; duvidamos que isto possa acontecer. Ricardo Teixeira não deixa e a TV também. Coisas dos nossos cartolas. E viva o futebol! Tem certeza? Coitado dele; dele não, dos torcedores. Que os mais fanáticos tenham cuidado com o coração. Sim, o placar só foi 2X0, para o Paraguai e o jogo foi em (15/06/08), em Assunção. Bola pra Frente, Brasil! Pra frente ou pra trás? E lá vem a Argentina, nesta quarta (18/06/08). Como o jogo vai ser em BH e considerando que o mineiro é calado por natureza, talvez o sofrimento seja mais amenizado (pelo calar). Não, gritemos, GOOOOOOOOOOOOL!!!

8 DENGUE

Coment: o inseto maldito vem perturbando todo mundo. O bicho é terrível, por isso, todo cuidado é pouco; ele não dá trégua. Já foram notificados em Jeremoabo 03 (três) casos da hemorrágica. Não citamos os nomes dos pacientes para preservá-los; mesmo porque, também, não tivemos autorização para divulgá-los. Veja algumas dicas, segundo os médicos, para acabar com os criadouros do pequeno monstro (inseto): trocar os vasos de águas de plantas por terra e manter seco o prato coletor de água; desentupir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água; não deixar pneus ou qualquer recipiente que possa acumular água expostos à chuva; manter sempre tampadas as caixas d’água, cisternas, barris e filtros e colocar o lixo em sacos plásticos fechados ou grandes latas com tampa. Faça agora sua parte e não vá parar nos hospitais ou morrer. Cuidado, o bicho é traiçoeiro

9 - CANTEIRO DE FESTA

Coment: venhamos e convenhamos. Jeremoabo está se transformando num inequívoco e robusto canteiro de festa; de obras, é outra coisa. O povo, alguns, preferem muito mais 10 dias de festas, só neste período junino, do que ver a cidade asfaltada, praças bem arborizadas e iluminadas; estradas conservadas em todas as estações, segurança, boa educação e saúde; planejamento e ordenamento do solo urbano, fiscalização das margens das estradas municipais, para que os proprietários de terra não avancem sobre elas, tanto pela direta quanto pela esquerda e as estreite como vem acontecendo em alta escala; sem problema de lixo; sem politicagem e todos com seus direitos garantidos de ir, de vir e exigir o progresso e o desenvolvimento, com geração de emprego; uma economia saudável e suportável, com um comércio que não deixe minar para outras cidades pra que o dinheiro fique aqui mesmo e tantas outras medidas que beneficiem diretamente toda a população. Caso contrário, estaremos no marasmo do subdesenvolvimento e atraso total mesmo. Durma com um barulho desses. É muita inteligência

FRASE DA SEMANA

“””NA 25 DE MARÇO, EM SÃO PAULO, SE SENTE MAIS PRESO DO QUE NA CADEIA PÚBLICA DE JEREMOABO”””


MAIS UMASEspedito Lima


1- MUDANÇA DE SIGLA

Coment: apenas e nada mais do que isto. Na mudança ou continuação do imposto, trocou-se somente as siglas – CPMF (contribuição provisória sobre movimentação financeira) para CSS (Contribuição Social para a Saúde). Por 259 votos a favor e 159 contra, apenas dois votos a mais que o necessário, a Câmara dos Deputados aprovou em Plenário nesta noite (11/06/08) a proposta que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS), alternativa apresentada por parlamentares governistas para manter os investimentos em hospitais públicos mesmo após a extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) Tudo sob controle; em nosso Brasil nem existe taxa muito menos imposto. Tá tudo na base do ta tudo bem. As eleições vêm ai, e por que não mudar de sigla também? Se liga, meu irmão; abra os olhos e endureça o coração (pra eles ou contra eles) Ou você quer continuar pagando imposto?

2- MAIS UMA VEZ

Coment: a visão da cidade começa a melhorar. Também pudera! Com a “cortagem” e não “podagem” das suas árvores, faz com que isto aconteça. É evidente que a visão se sobressai e a iluminação torna-se muito mais abrangente. Porem, mais uma vez ela peca, a prefeitura; pois não seria muito mais interessante e bonito, se fosse feita, por pessoas treinadas, uma excelente podagem, inclusive em alguns trechos ligando uma à outra árvore, exemplo: as algarobas da Duque de Caxias, Porfírio da Costa Borges e Praça Vereador José Almeida de Castro. Falando nisso, entendemos ter passado da hora de tirá-las de uma vez por todas de nossas ruas e praças, as substituindo por outras árvores típicas da região (canteiros centrais – palmeira imperial, por exemplo). Mas, fazer o que? Um dia os paralelepípedos sobem e elas descem, antes que o asfalto nos chegue. Quando? Deus é quem sabe. Afinal, ta tudo sendo enfeitado. É só alegria!? Vamos em frente. A cidade ta bonita; uma beleza!

3- MOVIMENTO INTENSO

Coment: bastou o governo iniciar as obras de reparos e conservação da BR 110, o movimento de veículos já atinge mais de 90% e a tendência é aumentar. Todavia, não se sabe por quanto tempo, pois se realmente não houver uma conservação permanente, com as carretas e carros outros pesados que estão trafegando sobre ela, não sendo o material de boa qualidade, logo estará totalmente danificada. Que não seja assim

4- ASSUSTADOS

Coment: tomamos conhecimento de que a situação no visinho município de Novo Triunfo, ainda é bastante complicada em razão do assassinato de seu Prefeito, Manoel Messias Santana. Todo mundo continua assustado com tudo e com todos. É desconfiança total. Pelo visto, infelizmente, parece que para as próximas eleições, vai se fazer necessário o envio de tropas federais, para que assim garantam um pleito tranqüilo e com muita segurança. Que a Paz Divina caia sobre aquele município e seus habitantes

5- POUCA DIFERENÇA (proporcionalmente)

Coment: os problemas que Salvador-Bahia vem enfrentado nos últimos dias, não diferem muito com os de São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade está completamente congestionada de veículos, droga, tráfico, confusão em presídio, tiroteio em avenida, bala atinge pessoas na rua, chacina e tudo mais. É o dia-dia das grandes cidades. A tendência das metrópoles e avolumar problemas e o povão que sofra as conseqüências; as autoridades não tão nem ai (aí)! E os impostos que pagamos, servem pra que? Com a palavra (quem sabe lá quem vai falar alguma coisa). E haja chacina. Em menos de 15 dias, onze já se foram

6- UM POUCO DE ALGUMA COISA

Coment: (é alguma coisa pra todo lado) daqui pra frente estaremos mostrando, na medida do possível, sempre algo que se relacione com geografia, ciência, história, atualidade e cultura, claro. Afinal, este portal tem como lema principal ela – a cultura. Tudo hoje é cultura. E para inaugurarmos o que dissemos, aqui vai uma da nossa região: RIO VAZA BARRIS – ele nasce na Serra da “Canabrava”, no município de Uauá-Bahia. A última localidade baiana por onde ele passa, é o município de Paripiranga e sua bacia drena, além deste município, estes outros: Uauá, Euclides da Cunha, Macururé, Monte Santo, Cícero Dantas, Canudos, Jeremoabo, Antas, Sítio do Quinto, Fátima, Adustina, Pedro Alexandre, Coronel João Sá e Novo Triunfo. Ela (bacia) possui uma extensão de 14.503 km². Dois importantes reservatórios encontram-se inseridos na área de drenagem da bacia, que são; Açude Cocorobó, com 3.600km² e Açude Adustina, com 270km². Seus principais afluentes, são: rio Ipueira, rio São Paulo, rio Bendengó, rio Mandacarú, rio do Rosário, Riacho das Barreiras, Riacho Pau de Ferro, rio Caraíba, Riacho José Gregório, Riacho Salgado, rio Quingones, rio Tinguí, Riacho Baixa do Santa e Riacho Velha Passagem. Finalmente, ele desemboca no oceano atlântico, depois que sai da Bahia e penetra o Estado de Sergipe. Fonte: CRA - CENTRO DE RECUROS AMBIENTAIS/BAHIA

7- ESBANJANDO SORRISO

Coment: o sertanejo está sorrindo à toa de felicidade; o seu sorriso está mais do que sorridente, e a razão para tanto, são as chuvas que continuam caindo sobre os nossos campos, sobre a natureza. É milho, feijão, abóbora, melancia, quiabo e tantos outros que fazem parte da sua mesa, do seu cardápio. As pastagens estão verdejantes; a comida para os animais está ai à vontade. Por tudo isso, não se esqueça de agradecer, agora e sempre, aquele que dá e pode fazer tudo; o Deus de Abrão, de Isaac e Jacó.

8- ESTATUTO DO SERVIDOR

Coment: você que é Servidor Público Estadual, tem conhecimento e se, já leu o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia (Lei 6.677/94)? Pois é, fique por dentro do que você tem direito, suas garantias e deveres também. A título de rápida ilustração, vejamos do que ele/ela trata:
nomeação, posse, salário família, férias, licença – maternidade/paternidade, aposentadoria, etc. Procure tê-lo consigo, leia-o; faça dele a sua agenda. Não esqueça dele; aprenda e saiba reivindicar seus direitos, em qualquer esfera que você esteja, no Estado

9- QUEM SERÁ O PRÓXIMO

Coment: quantos Nelsons e quantos Lucimários já passaram por Jeremoabo e quantos haverão ainda de passar? Tantas quantas vezes eles passem, o povo será enganado, pelo menos muitos que visam em primeiro lugar o dinheiro, o lucro fácil e as enroladas; as trambicagens e espertinagems. Todo mundo que tudo nas mãos, sem trabalho, sem dificuldade. Assim é muito bom. É por isso que muitos caíram no gancho e cairão ainda mais; basta que alguém ofereça alguma vantagem, tenha um bom papo e principalmente se for um recém-chegado. Concordam? E o próximo; aguardem

10- MAIS GREVE

Coment: mais uma vez os Serventuários da Justiça do Estado da Bahia poderão, já a parti da próxima segunda-feira, dia 16/06/2008, suspenderem suas atividades por tempo indeterminado; deliberação neste sentido foi tomada na assembléia da categoria realizada nesta terça (10/06/08. O movimento grevista só poderá ser suspenso caso haja um sinal verde por parte (assembléia Legislativo/Governo do Estado). O motivo principal da paralisação, é a discussão e aprovação do novo Projeto de Cargos e Salários que já está na Casa (assembléia), encaminhado pela Presidência do Tribunal de Justiça. Lamentamos profundamente, porém o único instrumento legal que a categoria tem para reivindicar seus direitos, é este, já que o governo, via assembléia, não está sensível à questão

11- MADRUGADÃO

Coment: com absoluta criatividade de nossa mana e amiga, Aninha de Montalvão, a lavagem do MADRUGADÃO fez tanto sucesso que este ano parte pra sua 2ª edição com muito mais novidade e animação do que a passada. Quem acredita faz e parte na frente. É mais uma alternativa ou atração nos festejos juninos de Jeremoabo. Não esqueça, é 22 deste mês a 2ª Lavagem do Madrugadão; com muita feijoada, forró pé de serra e tudo mais. Nois tamo lá, galera. Vamo arrebentá esquentando mais que o calor da fogueira e se divertindo tal qual o som duma sanfoninha. Divirta-se com moderação

(12)- DIA DOS NAMORADOS

Um olhar, um sorriso, um galanteio sutil, um pensar, um agir e um querer

E lá se vão o moço e a mocinha; num aperto de mão, com um beijo sem graça

Um vestido comprido, uma calça apertada

É a juventude; o tempo é dela e nada lhe impede, com ou sem união de qualquer forma ela agita; é o pulsar do coração, é o frenesi, o arrepio, o corar e o tremer

Vão chegando, no jardim da primavera; ela o olha e ele a olha; é assim: é o falar, é o querer o prazer

eu te amo, eu amo você!

NAMOREM E SEJAM AMADOS, NO DIA DOS NAMORADOS

domingo, 1 de junho de 2008

QUATRO EM UMAEspedito Lima

Ninguém de sã consciência nesta nação compreende os motivos, embora se saiba muito e bem o porquê, exatamente o porquê que se fala tanto em democracia e cidadania e que elas não passam de uma irônica teoria. A “prática”, delas, é um verdadeiro ato de nítida e irresponsável propaganda enganosa, e que por isso deveria haver uma severa punição contra aqueles que as propagam, notadamente os políticos nas suas gestões e fora delas e daqueles que compartilham com eles, por exemplo, com comportamentos que tentam exterminar a liberdade de expressão e do direito à informação, desde a esfera nacional à municipal, embora publicitem o contrário.

Ambas induzem, da forma como eles as usam, a um caráter de liberdade falsa, além de anular direitos, deveres, obrigações e garantias, jamais usados e assegurados, especialmente àqueles e daqueles que são órfãos e vítimas ao mesmo tempo da negação de todas elas, de maneira violenta e, sobretudo condenável por qualquer dos humanos que queira a essência suprema de vê-las em plena ação, normal e legal.

É incoerente, incompatível e inconcebível, como também assim uma afronta, as ações perpetradas e tomadas por pessoas que, de uma forma ou de outra, defendem agentes políticos sob o instinto da emoção, da paixão e do fanatismo para cercearem, sob a força de palavras e até mesmo física, inibindo e ameaçando os cidadãos comuns, os formadores de opinião e a imprensa falada, escrita e televisada, não importa que tais veículos de comunicação sejam profissionais ou amadores, quando querem mostrar os fatos que acontecem no dia-a-dia, de maneira mais transparente possível e são castrados de exercerem tais atividades.

Existem, todos sabem, um instrumento acobertado por lei chamado “direito de resposta” e o “direito à própria defesa”. Portanto, aqueles que se sentirem lesados, atacados, caluniados, injuriados e difamados, que ingressem em juízo com as ações pertinentes. Os que se sentirem atingidos por ofensas banais, descabidas e que sejam também vítimas da mentira, de boatos maldosos e similares, que hajam da mesma forma; defendam-se por vias legais. É o direito, e ele deve ser procurado e respeitado; não deve ser negado a ninguém.

Agora, indaga-se: o povo deve ou não ser informado do que se passa na cidade, no município, no estado e na nação sobre o comportamento de seus mandatários, o que existe contra ou a favor deles, o que não fizeram e estão deixando de fazer? O que é cidadania, democracia, liberdade de expressão e de imprensa? Temos o direito de informar e sermos informados ou não? A Constituição Federal garante ou não estes direito? Se não, para que existir? Se não, por que foi elaborada e sancionada? Ela é inconstitucional?

É sabido que por razões de obscurantismo, os profissionais da imprensa, aqui e acolá, são tratados como anarquistas, incitadores e distorcedores da própria informação e formação, sobre e das pessoas. Existem sim, claro, admitamos, que alguns procedam desta forma; todavia, existem muitos aliás, uma grande maioria, que fazem um trabalho meramente informativo e não se acercam da leviandade de colocar em jornais, televisão, rádios, sítios, portais, ou seja, qual for o instrumento de comunicação, aquilo que não é real e verdadeiro; com zelo, responsabilidade e profissionalismo, mesmo que, repetimos, amadoristicamente. A questão é que, principalmente no nosso velho interior e Jeremoabo não é um caso à exceção, muitos ainda, não acostumados com a nova realidade dos tempos atuais e de suas evoluções, mesmo que ainda em índice baixíssimo, não concordam mais com o “coronelismo disfarçado e a politicagem do chicote patenteado” que sempre foram uma atrocidade para o desenvolvimento de um povo e o progresso de uma cidade e de um município.

Fora os que ainda persistem em barrar o avanço do conhecimento e da vontade de informar e ser informado, de colocar o povo sob o eco do grito e garantia dos seus direitos; fora os que se sentem no direito de reprimir e abusar aqueles que fazem uma imprensa livre e um trabalho jornalístico com ética, imparcialidade, credibilidade e respeito ao leitor, expectador, internauta e ouvinte; fora os que, direta ou indiretamente, ameaçam a investigação, a pesquisa legal para efeito de moralizar a administração pública e agir com transparência, mostrando ao povo e as autoridade, para que inibam e coíbam seus desafetos e suas intenções fraudulentas e corruptas; fora, finalmente, os que espreitam contra a democracia plena, a cidadania perfeita, a liberdade de expressão correta e a liberdade de imprensa legal.

As intimidações são uma constante, mas a soberania da liberdade há de permanecer e a vitória da informação há de triunfar, calando de uma vez por todas os ditadores da censura pessoal e inconstitucional.

A prática delas: democracia, cidadania, liberdade de expressão e de imprensa, há de soterrar as atitudes daqueles que ainda teimam em extirpá-las do nosso meio; elas suportarão e esmagarão as investidas dos que as ferem e desejam o sepultamento das mesmas; elas transformarão os dias cruéis que já tivemos e passamos, na época da ditadura, em momentos de felicidade, porque o povo está e continuará sendo muito e bem informado, por exemplo, sobre os escândalos, as falcatruas, as corrupções levadas em ação por pessoas ou grupos políticos; elas dominarão e não permitirão a desestabilização de si mesmas, para que a liberdade seja içada e exaltada tal qual bandeira que tremula livremente nos ares e no céu de nossa terra, Jeremoabo.

Aos que as traem e trabalham pelo o fim delas, o NOSSO EXPLÍCITO, VEEMENTE PROTESTO E REPÚDIO. E VIVA A LIBERDADE.